
Válvulas cônicas fixas da Glenfield Invicta foram entregues a uma nova usina hidrelétrica no Zimbábue.
As válvulas de dissipação de energia na saída do fundo de uma barragem precisaram ser substituídas. As válvulas existentes, instaladas na década de 1950, não tinham dimensões padronizadas e eram soldadas diretamente na tubulação, em vez de válvulas flangeadas.
Transformando o fluxo natural de água em geração confiável de energia
O projeto introduz uma usina hidrelétrica a fio d'água de 5 MW em uma barragem fluvial existente, anteriormente dedicada à água potável e irrigação e sem produção hidrelétrica anterior. Isso utiliza o fluxo natural de água para gerar energia e contribuirá para enfrentar os desafios da escassez de energia no Zimbábue.A AVK foi solicitada a desenvolver um projeto que proporcionasse valor e eficiência operacional a longo prazo. Para garantir uma solução ideal, especialistas da AVK Valves Southern Africa visitaram o local no Zimbábue para se familiarizarem com a instalação existente. Foi firmado um acordo para fabricar e fornecer duas válvulas de manga cônica fixa DN1100 para a nova usina hidrelétrica.


Precisão no controle de vazão e dissipação de energia com válvulas cônicas fixas
As válvulas cônicas fixas proporcionam dissipação de energia e controle de vazão na saída de uma tubulação e são projetadas para operar sob altas vazões e velocidades. São utilizadas principalmente em instalações de saída de barragens, onde pode ser necessário desviar uma turbina, fornecer vazão de compensação para um rio, gerenciar rebaixamentos rápidos, estabilizar o nível da água da barragem e auxiliar na desassoreamento por meio da remoção de sedimentos finos da água.A válvula realiza a dissipação de energia descarregando uma fina cortina cônica de água na atmosfera. A maior parte da energia é absorvida à medida que as gotículas descem para a lagoa de dissipação. Quando o fluxo de água entra na válvula, ele é dividido pelas lâminas-guia internas e direcionado através da saída cônica fixa. Ao retrair a luva horizontal de aço inoxidável, a válvula descarrega um jato controlado de alta velocidade. Como a dissipação de energia ocorre na atmosfera, não há risco de cavitação, e a luva cilíndrica mantém o equilíbrio hidráulico durante toda a operação para minimizar a força operacional.