
A AVK China entregou válvulas para um projeto de grande escala em Hangzhou com o objetivo de impedir que água salgada entre no abastecimento local de água potável.
Todos os anos, milhares de turistas se reúnem às margens do Rio Qiantang, na cidade de Hangzhou, China, para vivenciar o fenômeno da Maré Qiantang. Pode parecer um tsunami, mas, na verdade, é uma maré vazante; uma onda que flui rio acima à medida que a maré alta se aproxima. Mais de 80 rios ao redor do mundo possuem marés vazantes. No entanto, o do Rio Qiantang é o maior do mundo, com ondas de até 10 m, 3 km de largura e uma velocidade de 24 km/h. Seu estrondo pode ser ouvido a mais de uma hora de distância.
Fascinante, mas complexo
Mais de 80% da água fornecida à área urbana de Hangzhou vem do Rio Qiantang e, para os moradores de Hangzhou, esse fenômeno é mais do que apenas um evento emocionante. Durante a temporada de cheias das marés, a maré salgada ascendente do rio ameaça as fontes de água potável para milhões de pessoas que vivem em Hangzhou.
Assim, a fim de coordenar o desenvolvimento de fontes de água e a construção urbana, e reduzir a ameaça de intrusão de água salgada, Hangzhou estabeleceu um projeto de elevação da captação de água para otimizar o layout da captação.
A captação de água em Hangzhou foi transferida para o trecho Shimen Shajiang do Rio Fuchun, e estações de bombeamento de captação de água foram construídas na estação de tratamento de água de Jiuxi. Um projeto de tubulação foi iniciado no reservatório de Shansha, e as instalações existentes da estação de tratamento de água e do reservatório foram reformadas.
A estação de bombeamento de captação inicial foi construída para lidar com 1,7 milhão de toneladas/dia. No entanto, no novo projeto, a construção da cabeça de captação de água, da estação de bombeamento e das tubulações de água são projetadas e construídas com base na escala prospectiva de 3 milhões de toneladas/dia para atender à crescente necessidade de água.


O projeto está previsto para ser implementado em duas fases. A AVK China forneceu uma solução completa de válvulas para a primeira fase, com durabilidade excepcional e opções de configuração flexíveis para atender aos requisitos rigorosos do projeto.
Nesta primeira fase, a construção inclui a estação de água para a usina de água jiuxi, uma tubulação de transmissão de água do reservatório de Shanhusha (tubos duplos paralelos, comprimento único de cerca de 6,6 km), poços de distribuição de água multi-fonte na usina de água de Jiuxi e reforma relevante do equipamento.
Produtos entregues ao projeto (até agora):
- 22 x válvulas borboleta dupla excêntricas (DN1600-3200)
- 40 x válvulas gavetas com sede resistentes (DN300-800)
- 22 x válvulas ventosas (DN300)
- 5 x válvulas de retenção operadas hidraulicamente (DN1000-1200)