
Espera-se que a substituição de válvulas desgastadas gere economias significativas tanto no consumo de energia quanto nos custos de manutenção.
A empresa de serviços públicos DIN Forsyning, em Esbjerg, Dinamarca, trata as águas residuais de cidadãos e indústrias em dois municípios próximos. Eles possuem estações de tratamento em diferentes locais da região, sendo que a maior estação tem capacidade para 290.000 pés cúbicos (PE).
A aeração é um processo que consome muita energia no tratamento de águas residuais
Uma das etapas do tratamento de águas residuais ocorre nos tanques biológicos, onde a biodegradação converte compostos de nitrogênio em nitrogênio livre. Uma parte importante desse processo de tratamento biológico é a aeração, onde oxigênio é adicionado à água. A aeração é um dos processos que mais consomem energia na estação de tratamento, e uma regulação precisa da aeração é importante para garantir que os processos biológicos tenham condições ideais.
Válvulas guilhotina para uma regulação precisa
Como parte de um projeto em duas das estações de tratamento em Esbjerg, a empresa fornecedora decidiu substituir diversas válvulas borboleta com atuadores elétricos desgastadas. A função das válvulas era regular o ar nos tanques de aeração. As válvulas borboleta foram substituídas por válvulas guilhotina AVK com atuadores lineares LINAK e caixa de controle WCU-BUS. As válvulas guilhotina possuem uma regulagem mais precisa em comparação com as válvulas borboleta, o que é ideal para a função das válvulas nos tanques de aeração. Outros motivos para a escolha das válvulas guilhotina AVK e dos atuadores LINAK para este projeto são:- O design simples e compacto das válvulas guilhotina AVK
- Instalação simples e fácil
- Baixo consumo de energia, garantindo uma operação econômica
- Sem necessidade de técnicos externos para ajustar a válvula e o atuador
- Sem necessidade de serviço pós-venda de técnicos externos
30 válvulas guilhotina entregues ao projeto
Antes do projeto, duas válvulas foram testadas por seis meses em uma pequena instalação próxima. Após um teste satisfatório, a concessionária decidiu adotar esta solução para o projeto maior em Esbjerg. O projeto envolveu um total de 30 válvulas de guilhotina AVK DN65-200, e as válvulas foram entregues pela Vatech2000 no final de 2016 e início de 2017.


A DIN Forsyning está lidando com águas residuais da indústria e residências, aquecimento urbano, água potável e depósitos de reciclagem, além de esvaziar contêineres de lixo em dois municípios dinamarqueses.