O Grupo AVK lança nova empresa sob o nome de AVK Smart Water, certificando-se de que ficamos no topo da onda digital

Ao incorporar soluções inteligentes em produtos essenciais, a nova empresa do Grupo visa um futuro inteligente e orientado por dados para a indústria da água. As primeiras soluções serão apresentadas neste meio do ano. 18-05-2020

Um negócio mais digitalizado tem sido um objetivo desejado da AVK há anos. De acordo com o diretor geral da nova empresa, Lars Bo Kristensen, é exatamente isso que a AVK Smart Water aspira alcançar;

"Ao desenvolver novas soluções digitais e inteligentes como complementos aos nossos principais produtos, como válvulas e hidrantes, possibilitamos o monitoramento de toda a rede de distribuição. Ao mesmo tempo em que se obtém uma melhor visão geral da condição da rede, o conhecimento que ganhamos nos permite otimizar e manter a rede e reduzir a perda de água. Além disso, dará insights sobre parâmetros como a pressão do sistema de distribuição e a posição das válvulas".

Desde setembro de 2019, Lars Bo Kristensen trabalha como Diretor de Desenvolvimento de Negócios da AVK Holding com a responsabilidade de levar a Smart Water para outro patamar. O que começou como uma unidade de negócios separada agora tomou forma como uma empresa estabelecida. Depois de uma série de cargos de gestão na Kamstrup, uma empresa dinamarquesa que desenvolve soluções de medição Smart, onde trabalhou por mais de 20 anos, ele agora lidera a nova equipe na AVK.

Combinando habilidades no desenvolvimento de TI, dados e eletrônicos

A equipe será composta principalmente por desenvolvedores dentro de soluções de IoT (Internet das Coisas), que exigem habilidades como desenvolvimento de TI, dados e eletrônica. A equipe conta agora com 20 funcionários, e de acordo com o diretor, o tempo dirá o que o futuro reserva para a equipe; "Não sabemos quantos seremos. Temos algumas ideias, é claro, mas vai depender de como as coisas progridem."

As primeiras soluções prontas para o verão 2020

Lars Bo Kristensen espera que as primeiras soluções da AVK Smart Water estejam prontas em breve; "Estamos nisso há algum tempo com alguns projetos preliminares e esperamos que as primeiras soluções estejam prontas até o verão. Atualmente estamos trabalhando com projetos piloto."

Seguindo em frente, os clientes poderão comprar válvulas inteligentes e hidrantes através de seus fornecedores habituais de produtos AVK.

O Grupo AVK vê grande potencial de negócios na implementação de soluções digitais. Como confirmado pelo CFO do Grupo, Lars Kudsk, quando ele relatou os últimos resultados de quebra de recordes do Grupo; "Há um potencial significativo de crescimento se expandirmos nosso portfólio de produtos para incluir soluções inteligentes, e essa área está recebendo muita atenção agora, também em termos de investimentos. A demanda por soluções inteligentes de água, tanto na Dinamarca quanto especialmente globalmente, é grande no momento", afirmou em dezembro deste ano à CleantechWatch.