Compartilhar conhecimento é nossa melhor defesa contra as mudanças climáticas

Pensar fora da caixa nem sempre é necessário; quando já temos tecnologias sólidas e bem comprovadas em mãos, precisamos nos concentrar mais em colocá-las em jogo. 21-05-2020

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a ONU publicou um novo relatório: O Relatório Mundial de Desenvolvimento Hídrico das Nações Unidas 2020. O relatório desenha um quadro sombrio do clima e do nosso futuro, e como citado no relatório, nosso mundo está em perigo real.

Cerca de um milhão de espécies de animais e plantas estão em extinção. As espécies de água doce sofreram o maior declínio desde 1970, caindo até 84%. Os seres humanos estão muito infectados, especialmente no que diz respeito ao abastecimento de água; cerca de quatro milhões de pessoas experimentam severa escassez física de água por pelo menos um mês por ano. Uma situação só agravada pela crise climática em curso.
À medida que o planeta aquece, a água se tornou uma das principais maneiras pelas quais experimentamos as mudanças climáticas. No entanto, a água raramente é trazida à tona no debate climático ou nos acordos climáticos internacionais, embora tenha um papel significativo em questões como segurança alimentar, produção de energia, redução da pobreza e desenvolvimento econômico.

Isso está em consonância com nossa forte opinião de que a água merece muito mais atenção na agenda climática global; incluindo os debates sobre produção de energia e saúde em geral. A água é a fonte de toda a vida e desenvolvimento do planeta, e a gestão sábia pode ter imenso impacto na forma como abordamos os 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável.

O modelo mostra como a água está inextricavelmente ligada à sobrevivência humana, saúde e qualidade de vida, mas também que há um nexo entre água e energia. A água exige energia e vice-versa – pelo menos o tipo produzido convencionalmente. Isso significa que, se pudermos avançar para mais produção de energia renovável, teremos mais água disponível para outros fins. Usando os recursos dos processos de tratamento de águas residuais, podemos economizar energia e, ao mesmo tempo, diminuir nossas emissões de carbono. A melhor energia é a energia nunca usada. E reduzindo os níveis globais de água sem receita através da otimização da rede, podemos ganhar muito mais com a água disponível em nosso planeta.

Em suma, a água não precisa ser um problema. Na verdade, pode ser parte da solução. Ele pode contribuir garantindo comida suficiente para nossas populações crescentes, proteger as zonas úmidas e aumentar a qualidade de vida das cidades e comunidades.

Precisamos espalhar a palavra sobre as tecnologias existentes

O relatório afirma que, embora precisemos focar na pesquisa e no desenvolvimento, é igualmente importante implementar as tecnologias já conhecidas e bem comprovadas. Há muito para escolher, e com consciência e educação suficientes, esta é a maneira que podemos - e devemos - mudar nosso caminho.

80% de todas as águas residuais induzidas pelo homem são descarregadas diretamente na natureza sem qualquer tratamento prévio. Este deve ser coletado, tratado, e o lodo restante deve ser utilizado para a produção de energia. Se a água tratada puder ser descarregada em uma área próxima, as despesas podem ser cortadas na conta de energia. O descarregamento em uma área próxima pode criar um pantanal construído contribuindo com a biodiversidade e áreas recreativas. Através da infiltração controlada nas águas subterrâneas, as cidades não correm o risco de afundar devido às reservas de águas subterrâneas superexploradas, o que é um problema com o qual muitas cidades maiores estão lidando hoje.

A introdução de tecnologias conhecidas só acontecerá por meio de mais conscientização, educação adequada e através de iniciativas como programas de capacitação. Nossa escola de Verão, que funciona sob o nome de "Curso Avançado de Gestão do Ciclo da Água", é nossa contribuição nessa área. Com o mais recente conhecimento em mãos, e com uma abordagem holística de toda a jornada da água em toda a sociedade, focamos na obtenção dos processos de abastecimento e tratamento mais eficientes. Isso significa olhar para a água como algo que emprestamos e retornar da melhor maneira possível para manter o equilíbrio crucial em nosso ecossistema.

Låsby Søpark, que é mostrado na imagem à direita, é um bom exemplo de como a água pode melhorar a habitabilidade. Os valores da propriedade aumentaram com mais de meio milhão de DKK para as propriedades circundantes, e há espaço para atividades ao ar livre, esportes e recreação.

"A água é imensamente valiosa. O valor do acesso à água segura e aos serviços de saneamento e higiene vai muito além do preço pago na torneira, e é um insumo vital para e um destinatário dos serviços ecossistêmicos que sustentam toda a vida na Terra." – Relatório da ONU 2020

Mudanças climáticas afetam a gestão da água em todo o mundo

A água e o clima também estão inseparavelmente ligados. Embora uma melhor gestão possa ajudar a reduzir as emissões de carbono, o clima também tem um imenso impacto no manuseio de água e águas residuais. A seca fala por si só, enquanto as inundações têm um efeito prejudicial sobre os dutos e a infraestrutura hídrica em geral. A chuva extrema cria transbordamento de tubos cortados, criando poluição e representa severos riscos à saúde. O relatório estima que cerca de 250.000 pessoas morrerão até 2030 devido à desnutrição, malária e diarreia. As mudanças climáticas são consideradas um multiplicador da pobreza, capaz de empurrar mais de 100 milhões de pessoas para a pobreza.

 

Finalmente, o relatório afirma que a gestão dos recursos hídricos está atualmente muito subfinanciada e precisa de uma atenção muito maior dos governos em todo o mundo.

Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento da Água

Leia o relatório completo no site da ONU em inglês. O relatório visa informar sobre as oportunidades que a melhoria da gestão da água oferece em termos de adaptação e mitigação.

Vá para o site da ONU

Soluções modernas para gerenciar os desafios relacionados a água

Aprenda mais sobre os desafios e as soluções mundiais, e as diversas possibilidades de gerenciamento.

Vá para a área de Conhecimentos