Testando válvulas AVK para aplicações Power-to-X

A energia verde desempenha um papel importante no fornecimento de energia futuro e, com o progresso das tecnologias Power-to-X, o hidrogênio desempenhará um papel significativo como fonte de energia. Portanto, testamos que nossas válvulas de gás podem suportar os efeitos duradouros do hidrogênio.

Transporte de hidrogênio utilizando as redes de gás existentes

A tecnologia Power-to-X transforma a energia verde em, por exemplo, hidrogênio, que pode ser armazenado e usado diretamente como fonte de energia ou processado para ser usado como combustível. Seria óbvio utilizar a rede de distribuição de gás existente para transportar hidrogénio, mas é possível fazê-lo sem qualquer risco de danos nas instalações de gás, infraestruturas, etc.?

Veja vídeo sobre teste de válvulas AVK usadas para hidrogênio

Em vários países do mundo, a rede de distribuição está sendo testada para transporte de gás com diferentes concentrações de hidrogênio; em alguns lugares até 100%.

"Um dos desafios do hidrogênio é que, com o tempo, ele se difundirá no metal de, por exemplo, uma válvula. Como resultado disso, pode ocorrer fragilização por hidrogênio, o que pode causar rachaduras em materiais de aço. Como o hidrogênio é uma molécula muito pequena, também é importante manter o foco no aperto e nos vazamentos. O pior cenário é que ocorra uma explosão no gasoduto ou na usina Power-to-X." – FORCE Technology

A transição verde e o Power-to-X são dois elementos importantes no fornecimento de energia no futuro e, como as válvulas fazem parte da rede de gás, é importante que nossos produtos possam lidar com o transporte de, por exemplo, hidrogênio.

Teste de hidrogênio especialmente desenvolvido para válvulas

As tecnologias Power-to-X ainda são bastante novas, e ainda não há padrões em relação a isso. A maioria dos fabricantes de válvulas seguirá o padrão ASME B31.12 para hidrogênio em redes de distribuição, mas não há padrões para testes de válvulas usadas para hidrogênio.

Portanto, em colaboração com a FORCE Technology, desenvolvemos testes especiais para simular os efeitos de longo prazo do hidrogênio. A FORCE Technology tem conhecimento especializado neste campo e tem acesso a instalações de teste estabelecidas em cooperação com o Centro Dinamarquês de Tecnologia de Gás, DGC. É preciso uma série de precauções de segurança para realizar testes com hidrogênio, pois é um gás muito combustível e, além disso, as válvulas precisam ser testadas sob pressão.

Desenvolvemos dois testes abrangentes. Um teste de funcionalidade que simula toda a vida útil e um teste de ruptura que expõe as válvulas ao aumento da pressão até que elas estourem.

As válvulas AVK podem resistir aos efeitos do hidrogênio

Os resultados dos testes mostram que as válvulas AVK podem resistir aos efeitos do hidrogênio. Assim, eles podem, portanto, ser usados como componentes nas redes de gás usadas para o transporte de hidrogênio.

A AVK é a primeira empresa na Dinamarca a testar válvulas para hidrogênio. Ao sermos pioneiros e contribuir para o desenvolvimento de testes neste campo, teremos uma grande vantagem quando se trata de atender nossos clientes e suas necessidades em sua transição para a energia verde e as tecnologias Power-to-X em rápido crescimento.

Power-to-X

Power-to-X é uma designação do processo em que a eletricidade verde do vento, sol ou água é transformada em outra coisa (X), como por exemplo, hidrogênio. O hidrogênio pode ser armazenado para uso posterior como fonte direta de energia ou pode ser processado posteriormente e usado para transporte e indústria, como outros combustíveis.

 

FORCE Technology

A FORCE Technology é uma empresa de consultoria e serviços de tecnologia, que trabalha para criar uma mudança tecnológica positiva e tornar o mundo mais seguro e sustentável. A empresa possui uma infraestrutura de instalações para testes de produtos, estruturas, componentes e materiais, além de diversos laboratórios exclusivos.