
Em 2013, a Wicotec Kirkebjerg concluiu a rede de tubulações de um novo sistema de proteção contra incêndio no Porto de Aarhus. Trata-se de um projeto de grande importância para a segurança do porto e temos orgulho de ter fornecido as válvulas por meio de um de nossos principais revendedores.
No Porto Petrolífero de Aarhus, existem aproximadamente 90 tanques com cerca de 500.000 toneladas de gasolina, gasóleo e outros derivados de petróleo. Eles representam um alto risco de incêndio e explosão, bem como para o meio ambiente, e o novo sistema de proteção contra incêndio foi instalado para garantir que qualquer incêndio possa ser extinto o mais rápido possível.
O sistema de bombeamento consiste em válvulas gaveta DN400, DN450 e DN500, que bombeiam água do oceano a uma pressão constante de 5 bar. Quando o sistema é utilizado e as torneiras são abertas, as bombas são ativadas automaticamente em cerca de um minuto e a pressão aumenta para 14 bar. A planta está dimensionada para bombear 2.000 m³ de água por hora para uso direto e até 3.000 m³ de água, se necessário. O uso de hidrantes foi considerado, mas como a pressão não é alta o suficiente em hidrantes de incêndio, foi escolhida uma solução composta por 14 instalações com 2 válvulas borboleta DN150 e 4 válvulas de desembarque DN80 cada, todas equipadas com acoplamentos Storz.
O sistema de proteção contra incêndio
O projeto teve início em 2012, quando foi decidido que o sistema antigo deveria ser desativado e substituído por um novo, devido a requisitos regulatórios mais rigorosos e às repetidas reformas do antigo. O sistema antigo consistia em tubulações em aço, que estavam tão corroídas que, nos testes anuais, precisavam ser renovadas antes que o sistema pudesse funcionar. Portanto, era apropriado construir uma nova planta e, simultaneamente, expandi-la, instalando válvulas borboleta equipadas com acoplamentos Storz em vez dos hidrantes usados anteriormente.O sistema de bombeamento consiste em válvulas gaveta DN400, DN450 e DN500, que bombeiam água do oceano a uma pressão constante de 5 bar. Quando o sistema é utilizado e as torneiras são abertas, as bombas são ativadas automaticamente em cerca de um minuto e a pressão aumenta para 14 bar. A planta está dimensionada para bombear 2.000 m³ de água por hora para uso direto e até 3.000 m³ de água, se necessário. O uso de hidrantes foi considerado, mas como a pressão não é alta o suficiente em hidrantes de incêndio, foi escolhida uma solução composta por 14 instalações com 2 válvulas borboleta DN150 e 4 válvulas de desembarque DN80 cada, todas equipadas com acoplamentos Storz.

