Válvula aposentada após 50 anos de operação retorna à sede da AVK

Na AVK, temos um trabalho contínuo em desenvolver novos produtos de melhor qualidade. Mesmo assim, nossas válvulas mais antigas ainda apresentam segurança ao sistema de tubulação – mesmo após meio século de operação. 07-08-2020

Por John Koch
Suporte Técnico
AVK Holding (Dinamarca).

Tradução: Gustavo Comparone
Supply Chain
AVK Válvulas do Brasil

Com quase 50 anos de idade, a válvula dos anos 70 retornou ao escritório da AVK após anos de operação em Padborg Water Company, que a nos devolveu pensando que deveríamos ser os primeiros a analisar suas condições.

Em 1970, a válvula foi vendida pela AVK Maskinfabrik; a loja original de válvulas da AVK, que agora conhecemos como AVK International A/S. A válvula foi vendida para a Nordisk Wavin A/S, e distribuída até chegar em Padborg Water, no sul da Dinamarca.

Muitos anos depois, em 2018, a válvula retornou aos escritórios da AVK International A/S em Skovby, Dinamarca. A válvula foi enviada apenas para inspeção, pois o cliente estava surpreso que a válvula estava em ótimo estado, mesmo após 50 anos de constante operação.

Desde então, a válvula foi revisada e inspecionada na loja de ferramentas da AVK Tech, pois sempre estamos curiosos e interessados em entender as condições de nossos produtos mesmo após anos de uso.

O corpo da válvula, tampa e cunha são de ferro fundido, e a borracha estava, de certa forma, desgastada. O corpo e a tampa antigos receberam uma camada de primer vermelho, e logo após, revestimento de epóxi pó azul.

Após uma completa limpeza, a haste estava rotacionando, a válvula conseguiu manter a estanqueidade e estava totalmente funcional. A válvula possuí uma haste de bronze, sendo hoje em dia, fabricada em aço.

O design dos anos 70

Nos anos 70, o design desse tipo de válvula era um pouco diferente do que temos hoje em dia. A tampa, o corpo e o núcleo da cunha eram feitos de ferro fundido cinza, e a junta do corpo com a tampa era lisa. A cunha (da primeira geração) tinha parte de sua fundição revestida em epóxi e não era totalmente encapsulada. Os fios da haste cortavam diretamente no fundido, e o anel bipartido era montado com um anel de trava.

Contudo, a válvula é um ótimo exemplo de como design e construção de qualidade fornecem produtos confiáveis e de longa durabilidade.

O GRUPO AVK

Nossa história - de uma pequena loja até escalas multinacionais

De uma pequena loja de maquinários com 5 empregados até um grupo multinacional de empresas oferecendo soluções para vários segmentos.

Uma história de determinação, comprometimento e total foco na necessidade dos clientes.