A aplicação SMART, orientado por dados leva a eficiência de irrigação a outro patamar

Com base em informações de satélite e dados meteorológicos, um extenso projeto de modernização permitiu que os agricultores alcançassem mais produtividade, reduzissem o consumo de água e lidassem com as mudanças climáticas.

Na área de Sannio Alifano, que fica ao redor de Nápoles, Itália, as áreas rurais locais tiveram um upgrade para atender às necessidades e desafios futuros do agronegócio.

Os principais objetivos do projeto foram atualizar a rede existente de canais abertos para uma rede pressurizada completa, para conseguir mais produtividade, reduzir o consumo total de água e conseguir gerenciar as mudanças contínuas no clima.

Usando dados e cálculos

Do saber vem o ter. Isso também vale para a agricultura, onde quanto mais úteis as informações disponíveis, maior a eficiência hídrica e mais rendimento como produto final. As redes de irrigação foram equipadas com sistemas de controle remoto e grupos de entrega automatizados para regular a distribuição de água aos usuários por meio de um cartão eletrônico. Para gerenciar os recursos hídricos de forma mais eficiente, um sistema de consultoria de irrigação (IRRISAT) oferece aos agricultores a oportunidade de receber "conselhos de irrigação" sobre o momento ideal para irrigar e a quantidade adequada de água para aplicar.

Integra sensoriamento remoto e agrometeorologia, e produz mapas das necessidades de água das culturas: O IRRISAT coloca os dados nas mãos dos agricultores dentro de 36 horas a partir da passagem do satélite, seguindo esta sequência:

  • monitorando o crescimento do cultivo através da análise de dados de satélite nos comprimentos de onda visível e próximo infravermelho;
  • aquisição de dados meteorológicos;
  • processamento de imagens para a estimativa dos requisitos de água para cultivo usando modelos F.A.O, e
  • integrando os dados em um sistema de informações geográficas (SIG). 

A arquitetura de controle remoto consiste em quatro níveis; um transmissor de campo, uma rede de comunicação, um servidor para gerenciamento de rede e aquisição de dados, e o software HYDROPASS. Os dados são disponibilizados ao usuário final por e-mail, SMS e através de uma página na web dedicada.

Resultados do projeto

AC.MO S.R.L. entregou cerca de 2.000 hidrantes eletrônicos ao projeto. O software completo de gerenciamento está conectado ao controle por satélite e ao sistema de cobrança existente. Os resultados do projeto mostram economia de água de cerca de 25-30% sem perda de produção, economia de energia e custos comunitários, aumento da concorrência dos agricultores no mercado e detecção de irrigação não autorizada e consumo excessivo.

E, em uma perspectiva maior, a eficiência na agricultura incentiva a biodiversidade na produção e pode ajudar a reverter o despovoamento que é um grande problema na área. Além disso, ajudará a garantir a paisagem e o suprimento de alimentos necessários.

O projeto também é um exemplo de uma perfeita cooperação entre os técnico da AC.MO, a companhia de água e os usuários finais, ou seja, agricultores.

AVK Smart Water

Conheça a respeito da nova empresa do grupo AVK, a AVK Smart Water.

Conheça AVK Smart Water